Copyright X: inscrições abertas!

Até 15 de dezembro estão abertas as inscrições para o Copyright X, um curso da Faculdade de Direito de Harvard, sobre direito autoral, oferecido gratuitamente e ministrado pelo professor William Fisher. Com duração de 12 semanas, o curso é realizado via plataforma online.

A proposta foi elaborada pelo Berkman Center for Internet and Society e é oferecida em parceria com a plataforma de ensino à distância HarvardX, com o objetivo de explorar a legislação vigente sobre direitos autorais e suas implicações no mundo, especialmente nas artes, entretenimento e indústria, além dos debates sobre como a lei deveria ser alterada.

Logo Copyright X

O ecossistema do Copyright X se constitui de três frentes:

  • um curso residencial sobre Direito Autoral, minsitrado pelo Prof. Fisher para cerca de 100 estudantes da Faculdade da Direito de Harvard;
  • um curso online dividido em seções de 25 estudantes, cada seção conduzida por um Professor Bolsista de Harvard;
  • um grupo de cursos parceiros baseados em outros países que não os EUA, cada um conduzido por um especialista em direito autoral.

No Brasil, a Faculdade de Direito da UERJ e o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro adaptaram o roteiro de aulas para o contexto do país, sob a condução de Ronaldo Lemos, Sérgio Branco e Carlos Affonso Pereira. A inscrição para uma das 30 vagas do curso brasileiro, gratuito e online, pode ser feita até 3 de dezembro por quem tem mais de 16 anos, e o resultado sai em 16 de dezembro.

Já para quem quiser participar diretamente das seções online conduzidas por Harvard, o CopyrightX 2015 recebe inscrições até 15 de dezembro de 2014. A idade mínima é mais baixa, 13 anos, mas nesse caso é necessário ter um bom conhecimento do inglês. E também não pode estar inscrito em um curso parceiro.

Em qualquer caso, não se exige nenhum conhecimento prévio de direito. As atividades vão de 26 Janeiro a 25 de abril. Ao final do curso – composto por seminários, leituras, interações via fórum e discussões online – a pessoa terá a oportunidade de, comprometida com a política de honestidade acadêmica da instituição, realizar um exame final (provavelmente 30 de abril) para ter direito a um certificado emitido por Harvard.

Uma ideia sobre “Copyright X: inscrições abertas!”

Deixe uma resposta