Entidades pedem que Governo Federal conceda asilo a Edward Snowden

Esta semana, em Brasília, ocorre a 6ª Cúpula do BRICS — bloco de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A presença de chefes de Estado na capital será aproveitada por organizações da sociedade civil, brasileiras e estrangeiras, para entregar uma carta aberta solicitando ao governo brasileiro um pronunciamento formal sobre o pedido de asilo feito por Edward Snowden.

asiloparasnowden
Entidades pede a Dilma que se posicione sobre concessão de asilo para Edward Snowden

A proximidade do fim do visto na Rússia impulsionou dezenas de entidades a escreverem o documento (também em inglês, espanhol e francês) requerendo uma resposta sobre um possível asilo a Snowden no Brasil:

Faz aproximadamente um ano que Edward Snowden pediu asilo ao Brasil, assim como fez também para 20 outros países. Apesar de a maioria dos países terem dado suas respostas, negativas, o governo brasileiro continua alegando que não recebeu formalmente o pedido, mesmo após Edward Snowden ter reiterado seu pedido em entrevista televisiva, no dia 04 de junho de 2014, e tendo em vista que seu visto na Rússia vence no final de julho.

No documento, são levantados argumentos como a ampla adesão popular a uma petição pública promovida pela Avaaz, que contou com mais de um milhão de assinaturas. As entidades entendem que o Brasil vive um momento de intenso protagonismo em temas relacionados à governança da Internet e à privacidade dos usuários.

Compreendem que as denúncias feitas por Snowden, que implicavam inclusive a espionagem de autoridades brasileiras por parte dos EUA, impulsionaram o atual papel de destaque no cenário geopolítico que o país adquiriu com relação a esses temas. Acreditam, ainda, que a nação tem a ganhar com uma eventual concessão de asilo, considerando possibilidades de cooperação com o ex-agente estadunidense, “tendo em vista sua disposição, já pública, em contribuir com o Estado brasileiro nas investigações sobre a espionagem norte-americana, com consequentes mudanças para o país“.

O ato de entrega da carta acontecerá na próxima quarta-feira, 16 de julho, às 11h, no Ministro da Justiça, no último dia da 6ª Cúpula do BRICS.

Fontes:

2 ideias sobre “Entidades pedem que Governo Federal conceda asilo a Edward Snowden”

Deixe uma resposta