Página do Google para solicitar remoção de resultado de busca
Página para solicitar remoção de resultado de busca do Google

Após uma decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia para garantir a um cidadão espanhol “o direito de ser esquecido” na Internet, o Google apresentou a possibilidade de uma solução para lidar com a questão de forma uniforme, adequando-se ao direito europeu.

Trata-se de um serviço em que a pessoa pede diretamente ao buscador a remoção de resultados de pesquisa tidos como “inadequados, irrelevantes ou já não relevantes, ou excessivos em relação aos fins para os quais foram processados“. O formulário exige que a identificação pessoal (por meio de uma foto válida e  de uma assinatura), a indicação do link a ser eliminado e a apresentação de um motivo.

Segundo a empresa californiana, sua equipe irá “avaliar cada pedido individual e tentar equilibrar os direitos de privacidade do indivíduo com o direito do público de conhecer e distribuir informações“. Para garantir o direito à intimidade do usuário sem prejudicar o direito à informação, será analisado pelo Google, por exemplo, se há a tentativa de acobertar fraudes, condenações penais, condutas públicas de funcionários do governo, etc.

Fontes:

Um comentário em “Google apresenta meio de europeus serem esquecidos na Internet

Deixe uma resposta