Nesta quarta-feira, 9 de julho, a Indonésia passou por eleições presidenciais. Antes do resultado final, o Twitter revelou números sobre o uso da rede social durante a campanha, com impressionantes 95 milhões de tuítes relacionados às eleições desde o início do ano, segundo notícia do site Tech In Asia.

Em mais detalhes, verificou-se que no último mês os cinco tópicos mais mencionados foram os nomes dos dois principais candidatos, o nome do presidente atual, a própria eleição de 2014 e o partido de um dos candidatos. E os temas mais quentes foram economia, corrupção, educação, desenvolvimento e reforma.

jokowi-prabowo-twitter
Candidatos Joko e Prabowo anunciaram vitória no Twitter

Um fato curioso reforça o peso da rede social: ambos os candidatos Joko Widodo (, com 1,74 milhão de seguidores) e Prabowo Subianto (, 1 milhão) utilizaram suas contas para anunciar, com base em diferentes contagens não oficiais, que haviam vencido. Mas o contexto local já indicava há muito tempo esse cenário de importância política do Twitter como espaço público de debate político.

Dados de junho apontaram que a Indonésia é uma das 5 maiores bases de usuários do Twitter no mundo inteiro, com cerca de 20 milhões de usuários ativos. E o atual presidente Susilo Bambang Yudhoyono () conta com 5,1 milhões de seguidores, o 4º maior número entre líderes políticos de todo o mundo.

Um comentário em “Indonésia: 95 milhões de tuítes sobre as eleições presidenciais em 2014

Deixe uma resposta