Linux Foundation lança o projeto Dronecode

Foi anunciado hoje o lançamento do projeto Dronecode, iniciativa da Linux Foundation para o desenvolvimento de uma plataforma colaborativa de software aberto para veículos aéreos não tripulados, os drones. A Linux Foundation é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao fomento de iniciativas para a difusão do sistema Linux e de modelos colaborativos de desenvolvimento. Com o projeto Dronecode, a organização pretende reunir sob uma única estrutura projetos futuros ou já existentes de software aberto voltado para drones.

A fundação pretende incentivar a produção de software aberto para drones comerciais e domésticos construindo uma comunidade de desenvolvedores e fornecendo uma estrutura de apoio e, assim, promover o uso de programas mais baratos e confiáveis para esse tipo de aparelho. Mais de 1.200 pessoas estão contribuindo com o Dronecode e 12 empresas de tecnologia participam do projeto. Na estrutura disponibilizada, já estão incluídas as plataformas APM UAV, que era hospedada pela 3D Robotics e o projeto PX4, um projeto independente e aberto.

Nos últimos anos, a utilização e construção de drones tem se popularizado. Apesar do uso militar e policial ser o mais conhecido do público em geral, a popularização dos drones pode beneficiar atividades civis como geomapeamento, agricultura, gerenciamento de reservas ecológicas e monitoramento de direitos humanos.

dronecode_infographic

 

Fontes:

Linux Foundation e líderes no mercado de tecnologia para drones lançam o projeto Dronecode | Linux Foundation

Plataforma open source para drones é lançada | CBR News

Linux Foundation lança plataforma para desenvolvedores e contrutores de drones | sUASNews

Uma ideia sobre “Linux Foundation lança o projeto Dronecode”

Deixe uma resposta