O iOS 8, sistema operacional para aparelhos móveis que a Apple irá lançar no segundo semestre deste ano, trará uma novidade interessante para a privacidade do usuário: ao buscar redes sem fio, o telefone vai emitir endereços MAC aleatoriamente,  o que dificulta o rastreamento de aparelhos.

A solução da Apple para o iOS 8 foi apontada pelo programador Frederic Jacobs, que espera que a novidade se torne um padrão na indústria:

Como funciona isso? Sempre que um dispositivo está buscando redes para conexão sem fio, mesmo que não se efetive a conexão, ele envia para os roteadores da área o seu endereço MAC (Media Access Control). Trata-se de um identificador único ligado a um dispositivo. Quando ele é enviado para para os roteadores, é possível identificar quantas vezes uma pessoa passou por determinado local, quanto tempo durou a visita, etc.

Empresas de marketing utilizam esse mecanismo para, por exemplo, identificar padrões de movimento das pessoas em shoppings, quais lojas visitam, com qual frequência retornam. Com isso, podem traçar perfis de pessoas, repassando essas informações para que empresários possam fazer propaganda direcionada ou posicionar seus produtos de acordo com a movimentação dos consumidores. Um exemplo mais simbólico é o de uma start-up que instalou aparelhos em latas de lixo para, por meio da observação de endereços MAC, rastrear as pessoas que passavam pela área.

Segundo o site Quartz, as empresas que usam esses dados costumam se justificar, explicando que as informações não permitem a identificação do usuário, mas repetidos estudos têm evidenciado que elas podem ser utilizadas para obter conhecimento sobre diversos aspectos de nossas vidas. Uma matéria no portal The Verge faz questão de ressaltar o perigo do cruzamento desses dados com imagens de câmeras de vigilância ou com relatórios de inventário de lojas, o que torna muito fácil relacionar um endereço MAC a uma pessoa específica, permitindo um estado de perene vigilância sobre essa pessoa.

Contudo, a geração aleatória de endereços MAC não protege a privacidade para quando o aparelho efetua uma efetiva conexão com alguma rede.

Fontes:

Deixe uma resposta