Retrospectiva da semana – 21/06 a 27/06

O que saiu por aqui:

Desde maio de 2010 o governo Chinês bloqueia o acesso a esse famoso serviço de armazenamento em nuvem, hospedado nos Estados Unidos e que conta com 300 milhões de usuários todo o mundo. Passados quatro anos, em fevereiro foi notado que era possível acessar o site. Mas durou pouco: novos bloqueios sistemáticos ocorrem desde o fim de maio e o endereço dropbox.com está inacessível na China desde 17 de junho.

Na quarta-feira (25), o Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados realizou uma reunião interativa para debater o projeto Dados Abertos 2.0, que tem por objetivo “testar e desenvolver processo, tecnologias, ferramentas, documentação e governança para fornecimento de dados abertos pela Câmara dos Deputados”.

Segundo reportagem do site TechCrunch baseada em relatórios de cibersegurança, o aplicativo RCS/Galileo (RCS é sigla em inglês para o sugestivo nome Sistema de Controle Remoto), desenvolvido pela empresa italiana The Hacking Team, pode ser usado para a utilização de aparelhos celulares para espionagem, ainda que desligados. O texto corrobora as denúncias feitas por Edward Snowden no início deste mês.

Wikipedia Zero, projeto da Wikimedia Foundation para levar acesso gratuito ao conteúdo da Wikipedia por meio de telefonia móvel em países em desenvolvimento, pode esbarrar no princípio da neutralidade de rede.

O que ler por aí:

Em decisão unânime, a corte decidiu que buscas policiais em aparelhos celulares de suspeitos só podem ser realizadas após determinação judicial, criando uma norma importante para a proteção da privacidade de cidadãos e cidadãs.

Deixe uma resposta