Capa da 7ª edição da revista .br

Em 24 de outubro deste ano, foi lançado o mais recente volume da revista .br, publicação do O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI).

Responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil e além de administrar a distribuição de nomes de domínio e números de IP, o CGI é um órgão colegiado com participação da sociedade civil que tem como objetivo a promoção de uma Internet aberta, inclusiva, segura e democrática no país.

O comitê atua ainda na produção e publicação de pesquisas relacionadas ao desenvolvimento e distribuição da tecnologia de comunicação em rede no Brasil. Recentemente, disponibilizou em seu site uma pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil, conhecida como TIC Domicílios e Empresas de 2013. Ainda, deu início à Escola de Governança da Internet no Brasil, um curso de curta duração destinado a capacitar atores dos mais diversos setores da sociedade sobre o tema que está em ascensão no país.

Essas são apenas algumas das iniciativas do CGI para estimular a aproximação do público com temas referentes às políticas da Internet. Desde 2009 A .br é um dos carros de frente desta iniciativa do Comitê. Todas suas edições são disponibilizadas online, somando até a presente data 7 edições.

O último volume apresenta um panorama sobre o NetMundial, explicando os pontos altos do evento, as questões polêmicas que foram debatidas e aquelas que foram deixadas para depois (como a discussão sobre a neutralidade da rede). A revista também disserta sobre a internet das coisas, tecnologia que potencializa as possibilidades de conexão entre pessoas e máquinas, bem como entre máquinas e máquinas, e que também gera efeitos no próprio conceito de cidades inteligentes, justamente por ser capaz de revolucionar os campos da saúde, transporte e energia.

Fonte: Guia IngresseAinda, esta edição da .br traz indicações de leitura e uma agenda com eventos relacionados à Internet. Vale a pena destacar que no mês de novembro acontecem nos dias 9 e 14 o IETF 91; dias 24 a 28, a IV Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil; e nos dias 26 e 27 o V Seminário de Proteção à Privacidade e aos Dados Pessoais.

Para finalizar, a revista traz uma matéria sobre o direito de esquecimento no Brasil, expondo as críticas deste conceito em face da liberdade de expressão. Esta discussão encontra um lugar de destaque, tendo em vista a época eleitoral pela qual o país acabou de passar, na qual pedidos de remoção de conteúdo que teoricamente prejudicavam a imagem de políticos pipocaram no judiciário brasileiro.

A revista .br, viabilizada e elaborada pelo CGI, é uma ótima alternativa para quem quer acompanhar, de maneira fácil e acessível, o que anda acontecendo na Internet do país e do mundo. Porém, vale ressaltar que as edições ainda não encontram uma periodicidade definida, o que impede que a revista traga de fato detalhes de um panorama completo sobre a rede mundial. Iniciativas com a do Instituto BETA Para Internet e Democracia (Ibidem) e do Projeto Oficina Antivigilância (através de seus boletins), se propõem a divulgar essas atualizações com uma periodicidade maior, de maneira que hoje o usuário interessado não tem mais desculpas para ficar de fora daquilo que acontece nas políticas que permeiam a Internet.

Um comentário em “Revista .br: CGI lança sétimo número da publicação

Deixe uma resposta