No dia 26 de setembro, nós do Instituto Beta para Internet e Democracia – IBIDEM realizamos a Wikitona Eleições 2014. Uma semana antes do primeiro fim de semana de votações pelo País, contamos com o apoio do Programa Catalisador da Wikimedia Foundation e do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados para uma maratona de edição e criação de verbetes na Wikipédia, relacionados às eleições gerais no Brasil em 2014. Passadas exatamente 4 semanas, e às vésperas do segundo turno, fazemos um balanço do evento e registramos a experiência.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Pessoas presentes

Das 13 pessoas que haviam se inscrito, 8 compareceram:

  • Mariana Gomes Cartaxo
  • Kimberly de Aguiar Anastácio
  • Ana Carolina Siqueira Matos
  • Gardenia Nogueira Lima
  • Thamires Silva de sousa
  • Gabriela Crespo G dos Santos
  • Lidia Neves
  • Lóris Canhetti

Já aqui, um primeiro ponto positivo a ser considerado: embora muita gente tenha faltado, foi extremamente surpreendente poder contar com 100% de mulheres em um evento voltado para o empoderamento tecnológico. Se de nossa parte havia um predomínio de apenas homens entre os coordenadores do evento (o que já está sendo corrigido no IBIDEM), a maioria numérica das participantes permitiu abordar com facilidade essa questão de gênero, inclusive como parte da atividade.

Todas as participantes vieram com uma conta autoconfirmada na Wikipédia, ou seja, criada com 4 dias de antecedência e com pelo menos dez edições, o que permitiria fazer alterações em verbetes sob edição restrita.

Pontos abordados

Inicialmente, um dos diretores do IBIDEM, Paulo Rená, explicou o que é a ONG, quem são seus integrantes, qual o nosso objetivo e quais são os nossos assuntos de interesse. Em seguida, Rogério Scheidemantel apresentou o LabHacker, com a demonstração de algumas das atividades realizadas pelo grupo, bem como esclarecimentos sobre o funcionamento do espaço físico que recebia as pessoas ali presentes.

Foi então o momento de explicar o que é e como funciona a Wikipédia, em um brevíssimo curso relâmpago de como editar verbetes, destacando aspectos que costumam ser mais críticos. Vale a pena registrar que a visita ao histórico de edições do verbete do Roberto Carlos, escolhido aleatoriamente como exemplo, ofereceu um momento de boas risadas: justamente uma das participantes tinha sido a última pessoa a modificá-lo.

E, para encerrar a introdução, reforçou-se o significado de realizar uma Wikitona especificamente sobre as eleições, com os seguintes objetivos específicos:

  • Aprimorar ou gerar verbetes, em português e outras línguas, sobre Eleições 2014 no Brasil;
  • Capacitar mais pessoas para o uso ativo da Wikipédia;
  • Ampliar ou renovar o interesse das pessoas que já fazem uso ativo da Wikipédia;
  • Resgatar e divulgar a importância da Wikipédia como repositório de conhecimento sobre política e democracia no Brasil, atualmente fragilizada perante a opinião pública após as recentes manchetes sobre usos inadequados dessa ferramenta tecnológica;
  • Dar início a uma série de maratonas de edição wiki dessa espécie, envolvendo futuramente outros temas, com possível ampliação da escala, tanto para maratonas simultâneas em diversas cidades, como para a organização de maratonas não presenciais.

Verbetes editados

Quadro com anotações da Wikitona Eleições 2014
Quadro com anotações da Wikitona Eleições 2014: quociente eleitoral, cláusula de barreira, democracia representativa, sistema proporcional, etc.

A partir de uma dinâmica simples, foi montado um menu de temas que poderiam ser abordados na Wikitona. Primeiro, cada pessoa presente – participante ou organizador – deveria indicar um assunto qualquer que se entendesse necessário ou importante para a compreensão do funcionamento das Eleições no Brasil. Em uma pergunta alegórica: se você precisasse explicar para um estrangeiro como funcionam as eleições no Brasil, qual ponto você acharia fundamental esclarecer?

Foram listados os seguintes temas: presidencialismo de coalizão, comissões parlamentares, quociente eleitoral, cláusula de barreira, democracia representativa, sistema proporcional, sistema de governo, representação política, partido político, filiação partidária, senado, voto, representatividade de gênero, propostas de governo, coligação partidária, urna eleitoral, urna eletrônica, título eleitoral, coligação política.

Em seguida, foram separados grupos de participantes, responsáveis por pesquisar na Wikipédia o estado geral de um grupo de verbetes, par verificar se havia uma página específica, se havia informações suficientes e se havia um verbete em outra língua que se mostrasse mais completo.

Após esse levantamento em grupo, cada participante se dedicou individualmente a aprimorar ou criar pelo menos um determinado verbete. Nesse momento, seguindo uma sugestão da comunidade wikipedista, os verbetes criados foram marcados com a categoria Wikitona.

Algumas mulheres chegaram a trabalhar em mais de um verbete, outras se dedicaram o tempo todo a um único verbete. Enquanto o trabalho se desenvolvia, os coordenadores se deslocavam entre os computadores tirando pequenas dúvidas ou dando impulso com algumas dicas.

Balanço final

Foram 5 horas de oficina com resultados muito animadores, por isso agradecemos a todas que participaram. Consideramos extremamente positiva a oportunidade de podermos atuar na mediação entre pessoas, instituições e ferramentas no fortalecimento de fluxos de comunicação, essenciais para a experiência democrática.

Quem achou interessante pode ficar de olho. Em breve divulgaremos novos eventos e oficinas sobres essas coisas indecifráveis que são internet e democracia.

3 comentários em “Wikitona Eleições no Brasil: registro e agradecimentos

Deixe uma resposta