Wikitona Gênero e Cidadania
Wikitona Gênero e Cidadania: inscreva-se

Em Brasília, na próxima terça-feira (25), nós do Instituto Beta para Internet e Democracia – IBIDEM realizaremos a Wikitona Gênero e Cidadania: uma maratona de edição e criação de verbetes na Wikipédia, relacionados às questões de gênero e de exercício da cidadania.

Assim como  pelo IBIDEM, esta também será realizada no Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados, que se localiza no Anexo II da Câmara, Pavimento Superior, Ala C, Sala 173. Mas desta vez, a wikitona coincide com a realização do Hackathon Gênero e Cidadania, organizado, além do LabHacker, pela Secretaria da Mulher da Câmara, com apoio do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Câmara e em parceria com o Banco Mundial.

Os temas específicos serão definidos no dia, conforme deliberado com as pessoas participantes do evento. Mas os assuntos poderão incluir, por exemplo, violência doméstica, conceito e identidade de gênero, direitos sexuais e reprodutivos, Lei Maria da Penha, sufrágio feminino, participação da mulher na política, representatividade feminina na política, transexualidade, transfobia, sexismo, misoginia, feminismos, parto humanizado, saúde feminina, licença maternidade etc.

Os objetivos desta Wikitona são:

  • Aprimorar ou gerar verbetes, em português e outras línguas, sobre Gênero e Cidadania;
  • Capacitar mais pessoas, especialmente mulheres e outras “minorias” de gênero, para o uso ativo da Wikipédia;
  • Ampliar ou renovar o interesse das pessoas que já fazem uso ativo da Wikipédia;
  • Divulgar a importância da Wikipédia como repositório de conhecimento e fonte primária de interesse para pesquisas aprofundadas nos temas;
  • Dar continuidade a uma série de maratonas de edição wiki dessa espécie, iniciada em setembro com a Wikitona sobre Eleições, podendo ser ampliada para envolver futuramente outros temas, com possível ampliação da escala, tanto para maratonas simultâneas em diversas cidades, como para a organização de maratonas não presenciais.

Para o pleno desenvolvimento das atividades previstas, é crucial que cada participante crie sua conta de usuário na Wikipédia até sexta-feira, dia 21. Além disso, as vagas são limitadas.

Então, gostou da ideia? Não perca tempo, inscreva-se já no formulário abaixo!

E aproveite para confirmar sua presença no facebook e divulgar o evento entre suas amigas e amigos!

Um comentário em “Wikitona Gênero e Cidadania: oficina de edição e uso responsável da Wikipédia

Deixe uma resposta